Sistema de Diagnóstico Organizacional
2. APRESENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE APOIO AO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Gerir a Informação, o Conhecimento e as Competências nas empresas assume uma importância central no quadro actual. Importa a produtividade do saber, a informação, os conhecimentos e as competências sinérgicas para um problema ou situação em concreto. Gerir os recursos de informação, conhecimento e competências de modo a que estas vertentes sejam instrumentos seguros no momento da tomada de decisão por parte das empresas, é a palavra-chave para o sucesso empresarial na nova sociedade.

Para dotar uma empresa ou uma organização de ferramentas e meios capazes de proceder a esta gestão é necessário um processo cíclico de planeamento, reflexão e aplicação dos conhecimentos. A movimentação da organização inteligente neste novo contexto, implica Sistemas de Gestão da Informação, Conhecimento e de Competências capazes de actuar de uma forma rápida e flexível, envolvendo toda a equipa e optimizando os processos numa lógica de Gestão da Qualidade Total (como ferramentas colaborativas, workflow, etc).

As linhas orientadoras das competências para o futuro permitirão que os empresários gastem menos tempo com preocupações respeitantes ao posicionamento das empresas do seu espaço competitivo existente, e mais tempo com a criação de um espaço competitivo fundamentalmente novo.

Este projecto dará precisamente uma perspectiva de grande ângular sobre o "conhecimento da situação, problemas e perspectivas de evolução", bem como as respectivas competências necessárias, apoiando o desenvolvimento e a promoção de recursos que serão de certeza decisivos para a competitividade das instituições e organizações envolvidas no cluster, que permitam que estas possam:

      - Desenvolver um Diagnóstico Organizacional;
      - Sistematizar as competências existentes na empresa e identificar as necessidades específicas de
competências para enfrentar novos desafios;
      - Criar um modelo ideal de organização a seguir pelas empresas do Pólo, que contemple princípios de
auto-organização, potenciadores dos factores críticos de sucesso para a Inovação e a Internacionalização;
      - Criar um modelo organizacional baseado em premissas de Gestão de Conhecimento Organizacional no
contexto Industrial, capaz de ser simples e pragmaticamente aplicável, atendendo à cultura dos sectores do Pólo de Competitividade;
      - Criar um modelo de Organização Inteligente para a Internacionalização e Inovação e ferramenta
informática que permita através de feedback, aferir do nível inovacional em que cada empresa se encontra,
bem como o que poderá efectuar para o conseguir - O que não se mede não existe.


2.1 Orientações gerais:

A aplicação desta ferramenta deve contribuir para a reflexão estratégica e acção das empresas para a melhoria dos seus processos de informação e conhecimento, e alinhamento acerca das melhores práticas organizacionais entre as empresas dos sectores de Engineering & Tooling Nacional.

Com base neste sistema, as organizações poderão reflectir, medir e comparar as suas práticas organizacionais com as dos seus pares, criando parâmetros e métricas de avaliação para a melhoria continua e a inovação no valor entre diversas empresas pertencentes à mesma rede de valor.

A melhor forma de uma empresa marcar/definir os seus desafios de melhoria ou até mesmo a direcção de novos rumos a seguir é através da mensuração da sua performance interna e externamente. A avaliação da performance efectuada ao longo da cadeia de valor, centrada gravitacionalmente no valor, fornece parâmetros de melhoria e das novas oportunidades a desenvolver.

Espera-se, assim, contribuir para o reforço das suas vantagens competitivas, numa economia cada vez mais globalizada e assente no conhecimento.

2.2 Requisitos para utilização/público-alvo

Este instrumento aplica-se directa e exclusivamente a todas as empresas pertencentes ao sector de Engineering & Tooling nacional. Na medida em que o presente questionário parte de uma premissa de comparação entre pares, apenas estas serão alvo de validação de forma a manter uniformidade do universo e cumprir os objectivos definidos.

Cada empresa poderá desenvolver um Diagnóstico Organizacional anual, com o qual poderá aceder a orientações de gestão de melhoria contínua em termos de processos de organização interna e gestão da informação e conhecimento e competências, bem como à comparação com as tendências e práticas da rede de pares/empresas participantes.

A cada novo utilizador e questionário preenchido o Relatório de Resultados do Diagnóstico Organizacional actualiza-se automaticamente, nos campos referentes à comparação com as restantes empresas do Sector de Engineering & Tooling. O Relatório apenas fica acessível a partir de um número mínimo de 5 utilizadores, para que seja possível a visualização da comparação entre pares.

2.3 Inputs/Outputs:

      - Realização de Questionário de Diagnóstico Organizacional;
      - Relatório de Resultados de Diagnóstico Organizacional.

2.4 Benefícios e Resultados

Realização anual de Diagnóstico Organizacional (recolha, tratamento, output e recomendação/simulação) que permita de modo integrado conhecer a organização interna das empresas e definir quadros de melhoria e reengenharia organizacional:

      - Definir e enquadrar os fluxos informacionais críticos, criando e potenciando contextos de gestão e partilha de informação, que agreguem valor e potenciem a capacidade de resposta e a produtividade;
      - Definir o padrão competencial das empresas e definir gaps de competências que devem ser preenchidos;
      - Identificação de botlle-necks organizacionais e informacionais, simulando e recomendando novas estruturas de organização e gestão da informação;
      - Alinhar as competências das empresas às novas necessidade decorrentes da competitividade internacional na procura da organização inteligente.

Obtenção de Relatório de Resultados de Diagnóstico Organizacional, com indicações de melhoria e recomendações à gestão e benchmarking comparativo de práticas e estratégias das empresas do sector de Engineering & Tooling.